A INDUSTRIALIZAÇÃO E INOVAÇÃO COMO CAMINHOS PARA A FALTA DE MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO
Recentemente diversos estudos foram publicados mostrando a gravidade da falta de mão-de-obra no setor da construção civil. A idade média do trabalhador da construção nunca foi tão alta - 41 anos - , mostrando a falta de atratividade do setor. Este problema que se acentua dia a dia impõe medidas urgentes: uso de tecnologias industrializadas que reduzem número de trabalhadores em atividades produtivas, racionalização da obra, aumentar o uso de elementos construtivos produzidos fora do canteiro e até a opção por obras offsite em casos específicos.
Nesta Masterclass SH conduzida pelo engenheiro David Fratel, vamos explorar os desafios do setor da construção civil, incluindo a crescente falta de mão de obra qualificada. Abordaremos a adoção de tecnologias industrializadas, racionalização das obras, e o uso de elementos construtivos produzidos fora do canteiro como soluções para esse problema urgente.
*O FORMULÁRIO PARA O CERTIFICADO
SERÁ LIBERADO AO FINAL DA LIVE.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
David Fratel é diretor executivo do Grupo Kallas, coordenador e professor do Instituto Mauá de Tecnologia e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP. Atua há mais de 30 anos na área de produção e gerenciamento da construção civil. Engenheiro Civil pós-graduado pela Fundação Getúlio de Vargas, especialista em Gestão de Estruturas (Poli/USP), Mestre em Habitação pelo IPT-SP. É também coordenador do Fórum Permanente de Negociação do SindsuCon-SP/SintraCon-SP.